terça-feira, 23 de outubro de 2012

Tem Briga?


Chegamos a um momento do nosso campeonato nacional que normalmente temos três grandes objetivos, dependendo do clube: ser campeão, conseguir a vaga na Libertadores da América ou fugir da Série B. Mas, será que realmente temos todas essas disputas?

A primeira grande briga seria pelo titulo nacional de 2012, contudo acredito que essa já foi sacramentada. Que me desculpem os torcedores do Galo Mineiro. Na minha opinião, já temos o campeão de 2012, que é o Fluminense.

Independência com a casa cheia em dia de jogo do Galo

Por falar em torcida do Atlético, essa sim merecia uma taça. O apoio dado ao time aconteceu durante todo o campeonato. É a torcida que mais abraça o clube no torneio desse ano e, por sinal, isso não vem de agora. Tirando o período que a equipe jogou longe de Belo Horizonte, a nação Atleticana sempre faz bonito. Junto com a torcida do Corinthians são as mais presentes, mas como o Timão só está “cumprindo tabela” nesse Brasileirão, com certeza a massa Atleticana foi a mais importante e impressionante ao longo do ano. Só para exemplificar o Galo tem uma ocupação média do Estádio Independência de 79%. As equipes que ficam em segundo (Náutico e Corinthians) têm esse número mais de 10% a baixo, 62%.

A segunda grande briga seria para garantir as vagas na Libertadores. Também acho que aqui está tudo sacramentado. As credenciais vão ficar com Fluminense, Atlético-MG, Grêmio e São Paulo, não necessariamente nessa ordem.  Sinceramente não vejo a equipe do Vasco da Gama com forças para chegar e disputar a posição. O São Paulo vem jogando muito bem e conseguido os resultados, a exceção do jogo contra o Flamengo, enquanto o time da colina apresenta desempenho irregular e com resultados negativos recentemente.

São Paulo sonha com a América novamente, como em 2005

Outro ponto que poderia influenciar seria o possível titulo de um Brasileiro na copa Sulamericana, contudo as equipes que têm chances reais de ganhar o torneio, ou seja, Palmeiras, São Paulo e Grêmio, já possuem seu lugar na competição continental, o primeiro pelo titulo da Copa do Brasil e os outros que devem ficar no G4. O único ponto aqui é ver quem vai ou não disputar a pré-libertadores, que não é uma desvantagem tão grande assim.

A verdadeira Briga do Brasileirão 2012 fica a cargo das equipes que querem fugir da temida segunda divisão. Para mim temos quatro times brigando por duas vagas de permanência na elite do futebol nacional. Portuguesa, Bahia, Sport e Palmeiras.

Bruno Mineiro é a esperança da Lusa

A Portuguesa é a menos ameaçada destes, e não somente pela maior pontuação, mas também porque joga bem em casa e consegue transformar isso em resultados positivos. Acredito que se a Lusa fizer o dever de casa contra Bahia e Ponte Preta escapa.

Jorginho rejeitou o Palmeiras para ficar em Salvador
Já o Bahia também tem tudo para escapar, todavia isso depende de voltar a jogar o bom futebol do começo do segundo turno. A equipe da boa terra tem a tabela, em tese, mais fácil entre todos os concorrentes. Em contrapartida o futebol apresentado não anima os torcedores. Desde a derrota para o líder Fluminense no dia dez de Outubro, quando a equipe jogou bem, o time tricolor vem tendo um desempenho ruim o que pode fazer a equipe afundar. Não adianta ter três pontos de vantagem e uma tabela teoricamente mais simples se não transformar isso em vitorias e pontos no campeonato.

Palmeiras e Sport em situação mais complicada
Já Palmeiras e Sport estão no mesmo barco. Construíram uma mini reação nas últimas rodadas e vão jogar com tudo esse final visando sair do Z4. Ambos têm tabelas parecidas e na teoria mais difíceis que a do Bahia. Mesmo assim as duas confiam que a reação irá continuar e contam com a instabilidade que se instalou em Salvador para deixar o time baiano para trás. Para os dois a conta é simples, ganhar seis dos últimos oito jogos, fazendo isso dificilmente não escaparão da segundona.

Nenhum comentário:

Postar um comentário