quinta-feira, 4 de abril de 2013

Exemplo que vem de cima


Existe sim um culpado para todo o tumulto ocorrido ontem no estádio Independência em Belo Horizonte. Contudo nem o Arsenal nem a Policia Militar são os principais responsáveis.

Na confusão pós jogo todos erraram. É inadmissível ter um policiamento fortemente armado dentro de um estádio de futebol, parecendo que vão para uma guerra. Está certo que as balas são de borracha, entretanto é algo que nunca ajuda a controlar a violência e somente aumenta-la.

Já os jogadores do Arsenal também erraram ao partir para a briga com os policiais, nas câmeras de TV conseguimos ver claramente que são eles que começam as agressões em campo. Mais errados ainda ao depredar o patrimônio do estádio só para “causar” como se diz no popular.

Jogadores do Arsenal e PM entraram em confronto no Independência.

Com todo esse fato em mente é clara a principal responsável pelos acontecimentos: a Conmebol. Temos diversos exemplos de confusões ao longo da historia das competições Sul-americanas. O mais recente foi a final da Copa Sulamericana no fatídico dia em que o Tigre não voltou para o escrete no segundo tempo contra o São Paulo.

Se nesse como em outros casos a Confederação tivesse aplicado punições dignas aos clubes a chance dos fatos de ontem terem ocorrido seria quase nula. Imagine se o Tigre fosse punido com a exclusão da Libertadores e o São Paulo com punição de seis mandos de campo. Você acha mesmo que os argentinos partiriam para cima dos policiais, sabendo que estaria excluídos da próxima competição?

A briga do Tigre foi com seguranças do São Paulo e não com a PM.

Exemplo que essa linha dura da federação que comanda a competição da certo vem do hemisfério norte, a UEFA. Quando após a tragédia de Heysel a entidade resolveu punir os clubes ingleses com a proibição de cinco anos sem participar de competições continentais, era isso que tinha em mente: Servir de exemplo para que outros não façam a mesma coisa e dar um recado aos ingleses, mudem seus torcedores ou se limitarão ao campeonato nacional.

Por sinal lá na Europa não existe ninguém armado nos estádios, os seguranças não são policia e sim profissionais especializados para controlar qualquer tipo de confusão. Outro exemplo a se seguir.

Para que esse tipo de armamento em partidas esportivas?

Por fim só espero que o Atlético Mineiro não seja punido. Não por ser brasileiro, mas sim por mostrarem uma atitude exemplar no fato ocorrido. Vendo a  confusão começar todos fizeram questão de ir rápido ao vestiário, tanto com seus jogadores quanto com seus seguranças para evitar qualquer tipo de relação da equipe com o que estava acontecendo. Contudo com a falta de critério da Conmebol pode ser que sobre algo para o Galo, ou seja, uma injustiça sem tamanho.



Nenhum comentário:

Postar um comentário