quinta-feira, 7 de março de 2013

Basta!


Dia 29 de maio do longínquo ano de 1985 a UEFA, Union of European Football Associations, deu um basta em um fato que poderia acabar com o futebol no continente, os Hooligans ingleses.

Na data em questão era disputada a final da então chamada taça dos campeões europeus entre o Liverpool e a Juventus no estádio de Heysel na Bélgica. Os Ingleses que espalhavam o caos em todos os jogos em que iam, eram esperados em Bruxelas. Foram feitas várias precauções, mas nada adiantou.

Até hoje tragédia é lembrada e serve como marco.

O comércio foi depredado e roubado, entretanto o pior estava por vir. Na chegada ao estádio os Hooligans armados de barras de ferro e outros “bastões“ foram para cima dos italianos. No final 38 mortos e uma centena de feridos.

E aqui no Brasil, na América do Sul, estamos esperando uma tragédia dessa proporção para tomar atitudes?

Nesta quinta-feira mais um ato absurdo de pessoas que não podem ser consideradas torcedores. Jogadores do Palmeiras foram agredidos no aeroporto de Buenos Aires, ato que remete a tanta outras ações da mesma torcida como agressões a Tite em 2006, Vagner Love, João Vitor, Fabinho Capixaba entre outros.

Em 1995 torcida de Palmeiras e São Paulo brigaram na Copinha.

Precisamos de um basta e não é para a torcida de um clube só, temos indivíduos como estes em diversas torcidas organizadas pelo país e enquanto não tivermos punições exemplares isso não acabará.

A pena esportiva é sim necessária, contudo essas penalidades não impedirão nenhuma ação futura. Ela é sim importante para os clubes pararem de financiar essas minorias com ingressos e viagens.

Já a punição criminal, como foi feita na Inglaterra, é implorada pela população brasileira que ainda insiste em amar esse esporte.

Nenhum comentário:

Postar um comentário