terça-feira, 9 de abril de 2013

O futebol que amamos!


Tarde de terça-feira no Brasil, noite na Europa e o futebol mostra o porque é esse esporte tão apaixonante. Para definir o que aconteceu em Dortmund comparo a um fato nacional acontecido em Recife no ano de 2005. Foi a batalha de Westfalenstadion, ou Segnal Iduna Park para quem gosta dos “naming rights“.

Sem falar de justiça, pois no futebol isso nunca cabe, o melhor futebol foi coroado com a vitória. No conjunto dos dois jogos o Borussia foi melhor, principalmente na Andaluzia, onde Wilfredo Caballero fechou o gol azul celeste. Por sinal hoje, Willy também jogou bem, principalmente quando o jogo estava 1 a 1 em bolas de Reus e Gotze.

Caballero fechou o gol em La Rosaleda.

Quando aos 25 minutos do primeiro tempo, Joaquim abriu o placar, já se imaginava a dificuldade do time alemão se classificar. Os espanhóis vinham se defendendo muito bem e quase não davam espaço aos alemães.

No final do primeiro tempo vinha aquela máxima na cabeça de todos e nas frases dos comentaristas: “É muito importante para o Dortmund conseguir um gol antes do intervalo.“ Dito e feito, aos 40 minutos da primeira etapa um golaço do Borussia. Seu trio de ouro envolvido em toda a jogada, passe espetacular de Reus e gol de Lewandowski como bom matador.

Lewandowski tira Caballero no belo gol alemão.

Os alemães precisavam de mais um gol e foi nesse momento que o jogo ficou aberto. Dortmund vinha para cima e parava em Caballero. Do outro lado Weidenfeller segurava o desastre de mais um gol, tentava pelo menos. Aos 37 minutos da segunda etapa e saí o segundo do Málaga, impedido, Eliseu praticamente matava o jogo.

Nesse momento Jurgen Klopp, em um ato treinado ou de desespero, nunca se sabe, coloca um zagueiro e manda o outro para atuar como centroavante. O escolhido para atacar, Felipe Santana.

Quando o relógio marcava 45 do segundo tempo o brasileiro teve a chance, sem goleiro, contudo foi travado na “hora H“ e na sobra Reus faz o empate. Mesmo com o gol os espanhóis estavam classificando. Dois minutos depois, já nos acréscimos,  bola erguida na área e no bate rebate, também impedido, Felipe Santana faz o gol da classificação do Borussia.

Final espetacular, festa em um dos estádios mais emocionantes da Europa, torcida apaixonada e de todas as camadas sociais, impressionante. Por sinal essa torcida merece o destaque. Estádio lotado o ano todo é de praxe na Europa, mas com a emoção e a entrega desta é difícil de achar. Antes do inicio do jogo, o mosaico feito por eles já mostrava que o Dortmund jogaria com 12.

Mosaico feito pela torcida do Dortmund antes do jogo.

Se os dois gols impedidos fossem corretamente anulados o Dortmund se classificaria. Concordo, um impedimento não anula o outro, um erro não é justificado por outro, isso é claro, contudo o esporte agradece pelo futebol mais plástico continuar vivo. Por sinal um fato curioso nos dois gols irregulares, se tanto o Eliseu, quanto o Felipe Santana não tocassem na bola, em ambos os lances parece que redonda entraria.

São jogos como este que fazem o futebol ser o que é. A paixão da torcida, a partida bem jogada, tensão dos dois lados, emoção até o final, tristeza de um lado e alegria do outro, simplesmente espetacular.




7 comentários:

  1. Como faço pra escrever aqui no blog?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá João, já escreveu! Seu comentário está por aqui. Abs

      Excluir
  2. Time ridículo e nojento esse Malalixo. Primeiro pois eliminou meu Porto nas oitavas,e segundo que um time lixo jogando na retranca e sua primeira "experiência" na UCL não merecia nem ter passado para as Oitavas. O gol do Felipe nem foi impedido,mas é bom falar isso,pois podemos dizer que Deus castiga hahahaha.
    Será que foi uma "vitória de campeão" ? Acho que ninguém mais tira esse título invicto do BVB...mas bem,estou na torcida pra Juventus ainda! =D

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, concordo em partes com você. O Málaga tem um futebol mais feio mesmo, bem fechado o que incomoda quem assiste. Entretanto é um modo de jogo e já vimos varios clubes ganharem com esse lema.

      Sobre o gol do Felipe estava sim impedido. Quando o Schieber toca na bola o goleiro não estava atrás do Santana, ou seja, só tinha um zagueiro entre ele e a linha de fundo. De qualquer forma um lance difícil.

      Sobre o título, sinceramente acho complicado a taça sair da Espanha, mas como o futebol não é exato, o Dortmund ganhar é bem possível, ainda mais depois dessa batalha.

      Excluir
    2. Hehe realmente,já passou da hora então do futebol começar a usar a tecnologia para impedimentos e a bola sair pela linha de fundo,essas coisas...

      Bem,sou uma pessoa que a partir de 2012 começou a acreditar que nos torneios existe um "destino" . Tipo o Corinthians(sou são paulino)ano passado,naquele jogo das Quartas contra o Vasco.Será que a defesa do Cássio e o gol do Paulinho aos 44 minutos já não decidiram que o título daquela edição seria alvinegra?Sem falar do Chelsea contra o Barcelona também ano passado.No Camp Nou o Barça podia jogar mais 3 horas que não faria gol mesmo com um homem a mais em campo xD

      Bem,se o BVB for campeão então,já tenho minha prova que tudo já estava decidido nesse jogo! õ.õ'

      Excluir
    3. Uma boa teoria, aumenta a mistica do futebol! Entretanto não sou tão devoto dela hahahahhahah um abraço!

      Excluir